Histórico do evento

O Colóquio Internacional de Gestão Universitária é o exemplo de uma parceria que deu resultados positivos. O projeto, resultante de um acordo inicial de cooperação que reuniu a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Administração (CPGA) e do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), no Brasil, e a Maestria en Gestión Universitaria da Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP), da Asociación de Especialistas em Gestión de la Educación Superior (AEGES), na Argentina, em 2000, tem contribuído para o despertar de uma nova visão sobre a universidade nas Américas.

Até o momento, foram realizados dezoito eventos, que contaram com a presença de autoridades acadêmicas como ministros de Estado e secretários de Educação Superior, Reitores, Pró-Reitores, Diretores e outros dirigentes do ensino superior, além de pesquisadores, professores, técnico-administrativos, alunos de pós-graduação lato e stricto sensu e demais interessados na área de Gestão Universitária.

Estiveram representados, efetivamente, em praticamente todos os eventos, países da América do Sul como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Peru e Venezuela. Países da Europa tais quais Espanha e Portugal, bem como outros países da América do Norte, América Latina e Caribe, como Canadá, Nicarágua, Costa Rica e México.

Confira, abaixo, uma breve síntese de cada uma das edições anteriores do Colóquio.

I Colóquio: ocorreu em Florianópolis, em dezembro de 2000, e teve como tema “A Gestão Universitária na América do Sul”. Com a presença de 220 participantes, foram apresentados 40 artigos, todos resultantes de pesquisas de mestrado e doutorado.

II Colóquio: ocorreu em Mar del Plata, no ano de 2001. Teve como tema: “A Universidade em Tempos de Crise”. Contou com 265 participantes, e foram 90 as apresentações de trabalhos acadêmicos.

III Colóquio: também na Argentina, foi realizado em Buenos Aires, no ano de 2003. Tema: “Políticas e Gestão Universitária em Contextos de Crises”. Contou com a presença de 345 participantes, sendo apresentados 122 trabalhos científicos.

IV Colóquio: realizou-se em Florianópolis, no ano de 2004. Tema: “Alianças Estratégicas, Integração e Gestão Universitária”. Contou com a participação de 480 pessoas e com a apresentação de 174 trabalhos científicos.

V Colóquio: realizado na cidade de Mar del Plata, Argentina, em 2005. Com “Poder, Governo e Estratégia em Universidades da América do Sul” como abordagem temática, contou com a presença de 320 participantes e com 253 apresentações de trabalhos.

VI Colóquio: realizou-se em Blumenau, no ano de 2006. Tema: “Mudanças e Perspectivas na Gestão Universitária”. Contou com a presença de 224 participantes e com 150 apresentações de trabalhos.

VII Colóquio: realizado na cidade de Mar del Plata, Argentina, em 2007. Teve como tema central: “Mobilidade, Governabilidade e Integração Regional”. Contou com a presença de 260 participantes e com 156 apresentações de trabalhos.

VIII Colóquio: realizado na cidade de Assunção, no Paraguai, em 2008. Teve como tema central “A Gestão Universitária e a Garantia da Educação Superior como Direito Humano e Bem Público”. Contou com a presença de 352 participantes e com 80 apresentações de trabalhos.

IX Colóquio: realizado na cidade de Florianópolis, em 2009. O tema central foi: “Expansão da Educação Superior: Experiências e Perspectivas”. Contou com a presença de 300 participantes e com 188 apresentações de trabalhos.

X Colóquio: realizado na cidade de Mar del Plata, na Argentina, em 2010. O tema central foi: “Balanço e Perspectivas da Educação Superior na América do Sul”. Contou com a presença de 260 participantes e com 241 apresentações de trabalhos.

XI Colóquio: realizado na cidade de Florianópolis, no Brasil, em 2011, em conjunto com o II Congresso Internacional IGLU. O tema central foi: “Gestão Universitária, Cooperação Internacional e Compromisso Social”. Contou com a presença de 350 participantes e com mais de 220 apresentações de trabalhos.

XII Colóquio: realizado na cidade de Veracruz, no México, em 2012, organizado pela Universidad Veracruzana. Teve como tema central “Gestão da Internacionalização, da Cooperação e da Cultura na Educação Superior”, e contou com a presença de 327 participantes de diversos países das Américas.

XIII Colóquio: realizado em Buenos Aires, na Argentina, em 2013, na Universidad Tecnológica Nacional – UTN. Teve como tema central “Desempenho Acadêmico e Eficácia Social da Universidade”, e contou com 384 trabalhos de diversos países das Américas.

XIV Colóquio: realizado em Florianópolis, no Brasil, em 2014, teve como tema central “A Gestão do Conhecimento e os novos modelos de Universidade”, e contou com 440 trabalhos de diversos países das Américas.

XV Colóquio: realizado em Mar del Plata, na Argentina, em 2015, teve como tema central “Desafios da Gestão Universitária no Século XXI”, e contou com 300 trabalhos que versaram sobre as onze temáticas do evento.

XVI Colóquio: realizado em Arequipa, no Peru, em 2016, teve como tema central “Gestão da Pesquisa e Compromisso Social da Universidade” e contou com cerca de 280 trabalhos alinhados às dez áreas temáticas do evento.

XVII Colóquio: realizado em Mar del Plata, Argentina, no ano de 2017. O evento teve como tema central “Universidade, desenvolvimento e futuro na Sociedade do Conhecimento”. O XVII CIGU contou com cerca de 220 trabalhos, distribuídos em 14 áreas temáticas.

XVIII Colóquio: realizado durante os dias 22, 23 e 24 de outubro de 2018, em Loja – Equador, contando com conferências, painéis, exposições de trabalhos e lançamento de livros alinhados a temática “Gestão da Governança e da Estratégia Universitária orientada ao Desenvolvimento Sustentável”, visando o melhor desenvolvimento da Gestão Universitária. Contou com cerca de 500 participantes, sendo 350 estudantes, 104 artigos apresentados, 182 trabalhos publicados, 11 Reitores/as presentes, 7 convênios firmados, 6 eventos paralelos, 4 livros publicados e 9 países presentes. Paralelo ao evento, ocorreu o Primeiro Encontro de Mulheres Líderes do Equador.

As temáticas escolhidas para os eventos devem-se, principalmente, à análise da realidade regional e do processo de mudanças estruturais contínuas ocorridas na educação superior em todo o mundo, e mais especialmente nas Américas, na última década.

A partir de 2014, o evento passou a denominar-se: Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU.